Segundo Passo

A cruz de Jesus

Nós vos adoramos, Senhor, e vos bendizemos. Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo. Leitura do Evangelho de Jesus Cristo narrado por Mateus(27,15-26)

 

15. Era costume que o governador soltasse um preso a pedido do povo em cada festa de Páscoa. 16.Ora, havia naquela ocasião um prisioneiro famoso, chamado Barrabás.
17. Pilatos dirigiu-se ao povo reunido: Qual quereis que eu vos solte: Barrabás ou Jesus, que se chama Cristo? 18.(Ele sabia que tinham entregue Jesus por inveja.) 19.Enquanto estava sentado no tribunal, sua mulher lhe mandou dizer: Nada faças a esse justo. Fui hoje atormentada por um sonho que lhe diz respeito. 20. Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo que pedisse a libertação de Barrabás e fizesse morrer Jesus. 21.O governador tomou então a palavra: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam: Barrabás! 22.Pilatos perguntou: Que farei então de Jesus, que é chamado o Cristo? Todos responderam: Seja crucificado! 23. O governador tornou a perguntar: Mas que mal fez ele? E gritavam ainda mais forte: Seja crucificado! 24.Pilatos viu que nada adiantava, mas que, ao contrário, o tumulto crescia. Fez com que lhe trouxessem água, lavou as mãos diante do povo e disse: Sou inocente do sangue deste homem. Isto é lá convosco! 25. E todo o povo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! 26.Libertou então Barrabás, mandou açoitar Jesus e lho entregou para ser crucificado.

 

Todos nós entendemos muito bem o sentido que tem a cruz em nossa vida. Todos sabemos que cruz é sofrimento. Todo nosso empenho para trazer o pão pra casa tem também sua marca de cruz. Mas também toda luta organizada pelos direitos fundamentais de nossa vida e de nossos irmãos e irmãs necessitadas é cruz.
Peçamos ao Senhor que todos nós sejamos testemunhas vivas do Evangelho, andando pelo mundo fazendo sempre o bem. Que lutemos por um mundo de igualdade e fraternidade, sem discriminações. Rezemos ao Senhor. (diga aqui a sua prece espontânea)

Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai

 

>> 1º Passo / / / / / / / / / 10º / 11º / 12º / 13º / 14º / 15º Passo <<

 

Via Sacra 1 / Via Sacra 2

Via Sacra Meditada

 

 

free counters