Quinto Passo

Simão Sirineu ajuda Jesus

Nós vos adoramos, Senhor, e vos bendizemos.

Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo narrado por Marcos (15,21-22)

 

21. Passava por ali certo homem de Cirene, chamado Simão, que vinha do campo, pai de Alexandre e de Rufo, e obrigaram-no a que lhe levasse a cruz. 22.Conduziram Jesus ao lugar chamado Gólgota,que quer dizer lugar do crânio.

 

No caminho do Calvário apareceu um homem vindo da roça, um lavrador. Certamente trabalhava para outras pessoas e não tinha terra. Ele foi obrigado a carregar a cruz de Jesus que já não agüentava mais nada. Era vergonhoso a um cidadão ter que carregar a cruz de um condenado. Por isso, na tradição cristã, Cirineu ficou como testemunha viva da pessoa cheia de bondade e compaixão, abençoado por Jesus.

Nossa sociedade coloca também sobre o ombro dos pobres e trabalhadores uma cruz muito pesada. Jesus continua sofrendo naqueles que sofrem ao nosso lado. Jesus, nestes irmãos e irmãs, levanta os olhos para nós, pedindo nosso socorro. Ele não agüenta mais tanto peso. Ele nos convida a sermos hoje novos cirineus. Para que cumpramos esta nossa missão, rezemos ao Senhor. (diga aqui a sua prece espontânea)

Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai

 

>> 1º Passo / / / / / / / / / 10º / 11º / 12º / 13º / 14º / 15º Passo <<

 

Via Sacra 1 / Via Sacra 2

Via Sacra Meditada

 

 

free counters