Décimo Segundo Passo

Jesus morre na cruz

Nós vos adoramos Senhor, e vos bendizemos.

Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo narrado por Lucas(23,33-49)

 

33. Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. 34.E Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Eles dividiram as suas vestes e as sortearam. 35.A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus, dizendo: Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus! 36.Do mesmo modo zombavam dele os soldados. Aproximavam-se dele, ofereciam-lhe vinagre e diziam: 37.Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. 38.Por cima de sua cabeça pendia esta inscrição: Este é o rei dos judeus. 39. Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós! 40.Mas o outro o repreendeu: Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? 41.Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum. 42. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! 43.Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso. 44.Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. 45.Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio. 46.Jesus deu então um grande brado e disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, dizendo isso, expirou. 47.Vendo o centurião o que acontecia, deu glória a Deus e disse: Na verdade, este homem era um justo. 48.E toda a multidão dos que assistiam a este espetáculo e viam o que se passava, voltou batendo no peito.

49.Os amigos de Jesus, como também as mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia, conservavam-se a certa distância, e observavam estas coisas.

 

Todo dia morrem centenas de crianças de doença e fome no Brasil. Muitos são jovens que morrem vitimas de violência e drogas. Somos um país campeão de acidentes de trabalho e de trânsito. Isso não é tudo, mas já basta para entendermos o que Jesus diz: "Tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me deste de beber, fui atravessar a rua e me atropelaste."

Temos uma missão que ninguém pode cumprir em nosso lugar. É uma missão que Deus dá, como deu à Jesus sua missão. Não podemos jogar para Deus o destino de tanta morte no mundo. Muita morte poderia ser evitada se nosso mundo fosse mais fraterno e mais justo. Se no mundo houvesse fraternidade e justiça, Jesus não teria sido morto. Por isso rezemos ao Senhor. (diga aqui a sua prece espontânea)

Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai.

 

>> 1º Passo / / / / / / / / / 10º / 11º / 12º / 13º / 14º / 15º Passo <<

 

Via Sacra 1 / Via Sacra 2

Via Sacra Meditada

 

 

free counters