Décimo Quarto Passo

Jesus é sepultado

Nós vos adoramos Senhor, e vos bendizemos.

Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Leitura do Evangelho de Jesus Cristo narrado por João(19,31-42)

 

31. Os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. 32. Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados. 33.Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, 34.mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. 35.O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais. 36.Assim se cumpriu a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado (Ex 12,46). 37.E diz em outra parte a Escritura: Olharão para aquele que transpassaram (Zc 12,10). 38.Depois disso, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, mas ocultamente, por medo dos judeus, rogou a Pilatos a autorização para tirar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu. Foi, pois, e tirou o corpo de Jesus. 39. Acompanhou-o Nicodemos (aquele que anteriormente fora de noite ter com Jesus), levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. 40. Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar. 41.No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. 42. Foi ali que depositaram Jesus por causa da Preparação dos judeus e da proximidade do túmulo

 

José de Arimatéia e Nicodemos eram pessoas de influência na sociedade, mas tinham sido tocadas pelo amor de Jesus. Na hora do sepultamento, apesar do medo que sentiam das autoridades, acabaram colaborando. A quem muito foi dado mais deveria partilhar. Eles entenderam isso, mudaram de vida e entraram no grupo de Jesus.
Jesus nos amou até o fim, até a última gota de sangue. Cumpriu fielmente a vontade do Pai. Por isso foi caluniado, perseguido, preso, torturado, morto pelos poderes da morte. Que o Espírito Santo de Jesus nos faça perceber e rejeitar os poderes de morte que existem no mundo. E que sigamos fielmente o caminho de Jesus, nosso caminho, nossa verdade e nossa vida. Rezemos ao Senhor.(diga aqui a sua prece espontânea)

Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai.

 

>> 1º Passo / / / / / / / / / 10º / 11º / 12º / 13º / 14º / 15º Passo <<

 

Via Sacra 1 / Via Sacra 2

Via Sacra Meditada

 

 

free counters