A missão do Espírito Santo na Igreja

Terminada na terra a obra que o Pai confiou ao Filho, o Espírito Santo foi enviado no dia de Pentecostes a fim de santificar continuamente a Igreja e, por Cristo, no único Espírito, terem os fiéis acesso junto ao Pai. Ele é o Espírito da vida, a fonte de água que jorra para a vida eterna. Por ele, o Pai dá vida aos homens mortos pelo pecado, até ressuscitar em Cristo seus corpos mortais.

O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo. Neles ora e dá testemunho da adoção de filhos. Conduz a Igreja ao conhecimento da verdade total, unifica-a na comunhão e, nos ministérios, ilumina-a com diversos dons carismáticos e hierárquicos e enriquece-a com seus frutos.
Pela força do evangelho, rejuvenesce a Igreja, renovando-a constantemente e a conduz à perfeita união com seu Esposo.

Assim se apresenta a Igreja inteira como um povo reunido pela unidade do pai, do Filho e do Espírito Santo.

O Conjunto dos fiéis, consagrado pela unção do Espírito Santo, não pode enganar-se na fé. Esta peculariedade se exprime através do sentido sobrenatural da fé, quando na sua totalidade, a hierarquia e os fiéis leigos, manifestam um consenso universal em matéria de fé e costumes.

Com esse senso de fé, formado e sustentado pelo Espírito da verdade, o povo de Deus, guiado pelo sagrado magistério a que obedece com fidelidade, acolhe não mais como palavras dos homens, mas, na realidade, a Palavra de Deus, e adere sem esmorecimento a fé que, uma vez para sempre, foi transmitida aos Santos. Nela penetra sempre mais profundamente, com reto julgamento, e cada vez mais plenamente a põe em prática em sua vida.

Além disso, por meio dos sacramentos e ministérios, o Espírito Santo não apenas santifica e conduz o povo de Deus e o adorna com virtudes, mas ainda distribui a cada um seus dons conforme quer, e concede também graças especiais aos fiéis de todas as condições. Torna-os assim aptos e disponíveis para assumir diversas obras ou funções, em vista de uma séria renovação e mais ampla edificação da Igreja, conforme foi dito pelo apóstolo Paulo: "A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum" (Cf 1Cor 12,5).

Estes carismas devem ser recebidos com ação de graças e consolação. Pois todos, desde os mais extraordinários aos mais simples e comuns, são perfeitamente apropriados e úteis às necessidades da Igreja.

Continuemos a rezar sempre: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis ...

Fonte inspiradora:

· Constituição dogmática Lúmen Gentium sobre a Igreja, do Concílio Vaticano II
· Carta de São Paulo Apóstolo aos Coríntios (1Cor 12,1s)

· Liturgia das Horas, vol II.

Colaboração: Pe. Reinaldo