Maria, Discípula - Missionária

Maria é Mãe de Jesus e nossa mãe: Do alto da cruz, "Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulos que ele amava, disse à mãe: 'Mulher, eis o teu filho!' Depois disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe!' A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu"(Jo 19, 26-27).

No Discípulo amado, Maria foi também proclamada nossa mãe. Como é surpreendente e bela esta declaração de Jesus! Maria é chamada de "mulher". É uma "senha" que brota do profundo diálogo entre Jesus e Maria sobre o mistério da salvação. (Pense-se em sua longa convivência em Nazaré!) Pode-se, assim, citar a presença da mulher (a nova Eva) na redenção da humanidade enganada pela "serpente": "Porei inimizade entre ti e mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça" (Gn, 3, 15).

Na morte e ressurreição de Jesus se realizou esta predição: a Descendência da mulher - Jesus - morreu por causa do pecado. E saiu vitorioso. Todos nós fomos salvos por Ele, inclusive Maria, salva por antecipação: ela, a cheia de graça, conforme o anúncio do Arcanjo Gabriel.

Na anunciação, Maria é a Discípula do Senhor. Ela compreendeu, como os profetas interpelados por Deus, a missão a que Deus a estava chamando: ser a mãe do Filho de Deus. E na linha dos profetas, respondeu: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc. 1, 38).

Grávida do Filho de Deus, Maria "partiu apressadamente" (Lc 1, 39) à casa de Isabel, que precisava de sua ajuda. Ela se torna Missionária: assume o jeito de ser de Deus que é ir ao encontro de quem precisa de ajuda! Nas bodas de Caná, notando a falta de vinho, dirigiu-se a Jesus: "Eles não têm vinho". E, tendo ouvido - e compreendido! - a resposta de Jesus, "sua mãe disse aos que estavam servindo: Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2, 3-5).

É o grande ensinamento de Maria à Igreja. Ela estava presente no Cenáculo, com os Discípulos, quando desceram sobre eles a "chama" e o "sopro" do Espírito Santo que os levou a anunciar Jesus em todo o mundo. De resto, ao longo da história, Maria sempre se faz presente animando a missão, com suas "aparições"em Guadalupe, Aparecida, Lourdes, Fátima, por exemplo .

"Fazei tudo o que Ele vos disser" é o pedido de Maria à nossa Igreja hoje:

( Trecho do artigo de Dom Jacyr Francisco Braido. )