Pastoral da Comunicação

 

Maria Denise

Coordenadora da PASCOM e Ministério da Acolhida

"A comunicação é muito importante. Nada se faz sem planejamento e comunicação. Grande parte do nosso tempo está por conta da TV, do rádio, jornal, das revistas e também da internet. Se deixarmos uma semana de ouvir o noticiário parece que estamos fora do mundo."

Torna-se, portanto, indispensável, que nós, da Igreja, nos preocupemos mais com essa força da comunicação em nossa vida. Pois foi constatado que a comunicação, que é hoje um dos eixos da sociedade, é o ponto que a Igreja mais precisa para se fortalecer no meio do povo.

A Pastoral da Comunicação tem sido as atividades que se realizam na Igreja que visam incrementar a comunicação interna entre as várias pastorais e a Igreja toda e estabelecer, externamente, relação com os vários meios de comunicação fazendo com que as realidades da Igreja se tornem notícia.

 

Mensagem para O Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011

Bento XVI

 

Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital

Queridos irmãos e irmãs!

Por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenómeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet. Vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais.

As novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão. Continuar...

 

________________________________________________________________

 

Comunicação

 

Todos nós somos comunicadores. Durante todo o dia, em todos os momentos da nossa vida, nos relacionamos com as pessoas. Mesmo quando estávamos na barriga da nosssa mãe, já sentíamos o mundo e nos comunicávamos. Qual a mãe que não lembra do filho se mexendo na barriga?

Pois bém, meus irmãos, colaboradores do Jornal Paroquial "Anunciação", a vida da gente é cheia de comunicação. Você já parou pra pensar como está se comunicando com as outras pessoas, no dia-a-dia? Nossa comunicação deve servir para tornar os outros mais felizes. Quando isto acontece, sentimos uma enorme alegria em nosso coração. É o bem-estar espiritual. Quem não vive bem com os outros, não se sente plenamente feliz.

A boa comunicação traz felicidade.

Toda comunicação deve gerar felicidade, deve estar a serviço da vida e trazer esperança, seja dentro de casa ou através do rádio, do jornal, da televisão ou de outros meios.

A comunicação que só gera intrigas, brigas políticas, medo, tristeza e desesperança, faz mal à vida.

A verdadeira comunicação traz alegria, vontade de viver, coragem e união da comunidade para resolver os seus problemas.

É para isso que temos a Pastoral da Comunicação em nossa comunidade.

 

Comunicar é contruir laços de amizade e de companheirismo entre irmãos;

Comunicar é construir o amor entre as pessoas, para desterrar todo sentimento de ódio ou rancor;

Comunicar é sair do egoísmo para escutar o irmão rejeitado da sociedade;

Comunicar é sentir a presença do outro e entrar em comunhão com o próximo;

Comunicar é vivenciar a paz, para anular a violência deste mundo, começando em casa e na vizinhança e na comunidade, para que a violência desapareça e passamos ter uma vida de comunicação e diálogo;

 

A luz que ilumina o caminho certo da comunicação, é a palavra de Deus. Jesus, no seu comportamento, no seu jeito de relacionar com as pessoas, nos mostrou como deve ser a comunicação do cristão. Devemos ajudar as outras pessoas a descobrirem Deus através do nosso jeito comunicativo e acolhedor. Quando fazemos isto, levamos a esperança aos corações desanimados;

Levamos alegria aos corações entristecidos;

Levamos paz aos corações assustados;

Levamos vida aos corações que só recebe o medo da morte;

Levamos um abraço aos corações que precisamde amor.

 

Credo da Comunicação

Creio em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Trindade que estabelece a comunicação e a comunhão.

Creio em Jesus Cristo comunicador, palavra e imagem do Pai, que revelou o rosto e os segredos do Reino aos pequenos e desprezados da sociedade.

Creio em Jesus que trouxe a Boa Notícia e foi, ele mesmo, essa Boa Notícia comunicada em imagens, símbolos e histórias do cotidiano do ambiente onde ele viveu.

Creio em Jesus que comparou o Reino de Deus a um pouco de farinha, ao fermento que faz a massa crescer, ao grão de mostarda tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo, comunicando assim que o Reino e dos pequenos.

Creio em Jesus que viveu as relações humanas, acolheu discípulos e discípulas, grupos e pessoas e, pela sua presença, revelou a bondade e a misericórdia do Pai.

Creio no Espírito Santo que pousou sobre Jesus, no Batismo, e comunicou a ele o amor do Pai e sua própria missão.

Creio no Espírito de Deus presente em cada pessoa, criando e recriando a comunicação interior e profunda, que refaz a pessoa por dentro e a lança para novos caminhos e novas metas, criadoras de vida e comunhão.

Creio que Maria é mulher comunicadora de Jesus com a vida, a palavra e, sobretudo, o gesto de apresentar Jesus ao mundo, desde a visita a Isabel, quando o menino exultou de alegria em seu ventre.

Creio que o apóstolo Paulo viveu e comunicou Jesus Cristo com a vida, as atitudes, a palavra falada e escrita. Ele mesmo disse de si: "Eu quero dar a vocês não só o Evangelho de Deus, mas a minha própria vida".

Creio que os instrumentos da Comunicação Social são meios de evangelização, espaços e lugares para o anúncio do Evangelho.

Creio na possibilidade de uma comunicação participativa e libertadora, onde as pessoas possam sentar ao redor da mesma mesa e ter propostas que transformem a realidade.

Creio que há mulheres e homens a caminho, construindo uma nova comunicação a serviço da vida.

 

<< Voltar

 

 

free counters