Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Tudo começou entre os anos de 1972 e 1973 quando o então Padre Cornélio, da Ordem da Santa Cruz, (Crúzio) vigário da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Bairro da Feira, sentiu a necessidade de construir um local maior para as celebrações da Santa Missa, reuniões das Pastorais e Movimentos, ensaios dos corais... enfim, ele queria um local que atendesse as necessidades da comunidade.

Padre Cornélio procurou o senhor Jefferson Tagliaferri e pediu que o auxiliasse nesta tarefa. Senhor Jefferson então, ofereceu um lote. O senhor Luiz Corrêa, percebendo o esforço do Padre e sendo ele proprietário deste terreno que estava em fase de loteamento, doou outro lote. Nesta época, havia apenas uma rua chamada Lava-Pés, que é hoje a Rua Lourenço Castanho. A este loteamento foi dado o nome de Vila Senhor Bom Jesus.

Logo após a conquista dos lotes, a comunidade começou a trabalhar para a construção de um centro comunitário. Parte do dinheiro e roupas usadas para a realização de feiras vieram da Holanda. A comunidade promoveu leilões, barraquinhas, a campanha do tijolinho, envolvendo as crianças da catequese e de toda a comunidade.

Todos trabalharam. O senhor Jarbas José de Souza, foi um dos primeiros pedreiros a trabalhar na construção. O senhor Nilton Bento Evangelista foi o responsável pelas ferragens e confecção de janelas e portas. A comunidade se reunia aos sábados e domingos e faziam mutirão para que tudo se concretizasse o mais rápido possível.

Tivemos ainda a grande colaboração da Irmã Elizete Wrublers da Congregação Servas do Espírito Santo que naquela época morava em Campo Belo e muito ajudou, tanto na organização quanto na evangelização.

A primeira missa realizada por Padre Cornélio no Centro Comunitário, ainda em construção, foi no dia 25 de dezembro de 1973. Pe. Cornélio semeou boas sementes em terra fértil, que fecundou, cresceu e está dando seus frutos.

A Comunidade, desde suas origens, veio sempre servindo com humildade e procurando desenvolver um grande trabalho junto as pastorais e movimentos como Catequese, Vicentinos, Apostolado da Oração etc... Com o trabalho da Comunidade, o Centro Comunitário transformou-se na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

O Pe. Donizete, sucessor do Pe. Haroldo na Paróquia Senhor Bom Jesus, juntamente com a equipe administrativa da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na coordenação geral do sr. João das Chagas e com o esforço e apoio de toda a comunidade, deu uma reforma geral na Igreja no ano de 1996.

Em 12 de janeiro de 1999, o saudoso Pe. José Erlei de Almeida e o recém ordenado Diácono Reinaldo Trindade da Silva, sucedendo o Pe. Donizete na Paróquia Senhor Bom Jesus, deram continuidade ao seu trabalho e num curto espaço de tempo transformaram um sonho em realidade: A Igreja Nossa Senhora do Carmo foi elevada à dignidade de Paróquia.

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, nasceu bem desenvolvida. Conta com um total de 16 bairros e 05 comunidades rurais.

Recebeu como 1º Pároco o Revmo. Pe. Reinaldo, que fora ordenado sacerdote em sua terra natal (Desterro de Entre Rios) no dia 10 de julho de 1999, celebrou sua primeira Missa em Campo Belo e tomou posse como Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus de Campo Belo no dia 25 de julho de 1999.

Devido ao seu companheirismo e trabalho como coadjutor do Pe. José Erlei, foi escolhido pelo Bispo Diocesano, o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho para assumir como Pároco a mais nova Paróquia da Diocese que foi instalada no dia 25 de março de 2001 à rua Lourenço Castanho, Bairro Senhor Bom Jesus em Campo Belo, Minas Gerais.

Nosso Pároco

Padre Donizete