Jornal Paroquial

 

Edição de Janeiro de 2011

 

 

Editorial

 

É com grande gratidão que a PASCOM da Paróquia nossa Sra do Carmo, faz esta singela homenagem ao nosso amigo Pe. Reinaldo, uma vez que daqui a alguns dias não estará mais conosco à frente da nossa querida paróquia.

Padre Reinaldo atendeu ao chamado de Dom Miguel para assumir um novo desafio.

Padre jovem, dinâmico e cheio de esperanças, recebeu a paróquia sob sua responsabilidade desde sua criação em 25 de março  de 2001.

Nosso dinâmico sacerdote reformou e construiu capelas em todas as comunidades rurais, colocou todas as pastorais, movimentos e serviços em pleno vapor e funcionamento e atualmente à frente da reforma da Matriz com a intenção de acolher mais e mais pessoas, padre Reinaldo demonstrou toda sua capacidade de amar e servir a Deus e à comunidade.

No inicio do ano, sentamos para fazer a pauta deste informativo e soube da noticia de sua partida para outros mares; um bom pescador que lançou redes em mares profundos estava para mudar de oceano.

Depois da nossa reunião, confesso que naquele momento minha decisão, seria pela primeira vez não cumprir a pauta do jornal paroquial e fazer uma última homenagem sem que ele soubesse ou sequer desconfiasse. Foi então que entrei em contato com as varias pastorais, movimentos e serviços da paróquia que ele tão bem cuidou como “menina de seus olhos” e pedi que escrevessem uma mensagem de despedida e agradecimento pelos anos dedicados.

Esta edição do informativo “Anunciação” é dedicada ao Sr., Pe. Reinaldo.

Aprendemos muito nestes anos que passou conosco, pois suas homilias nos ensinaram a vivenciar a Palavra de Deus no dia a dia.

Tivemos a oportunidade de ver e sentir Deus mais de perto, pois foi ouvindo sobre Ele e falando sobre Ele  que nossa fé cresceu e fortaleceu. Foi um aprendizado de fé e um enriquecimento espiritual imensurável. Pessoas sedentas da palavra de Deus vieram todos os finais de semana, buscar sabedoria, entendimento, fé e alimento espiritual na comunhão para que seus corações se enchessem da esperança e amor, deixando para trás tantas tristezas e angustias. Por isso tudo nos te agradecemos de um modo muito especial...

Em todas as programações que a Igreja faz como, semana santa, semana da família, festividades, foi o senhor, Pe. Reinaldo quem tudo idealizou e programou; nós fomos apenas instrumentos. Também por isso te agradecemos.

Quantos se destacaram com trabalho e dedicação nas pastorais, nos movimentos e serviços porque a elas foi dada a oportunidade de mostrar os dons que Deus lhes deu; e com isso muitos casais novos passaram a participar das missas trazendo seus filhos e educando-os na fé católica.

Que o senhor se lembre com muito carinho desta comunidade que o Sr. alicerçou, construiu com bases sólidas e que o ama de todo o coração.

Estamos tristes pela sua partida, mas alegres por ter compartilhado momentos que irão ficar marcados em nossa memória e se em sua mala ainda couber, leve nosso sorriso, o nosso carinho, o nosso amor, a nossa amizade, a nossa saudade e ainda o nosso muito obrigado.

A PASCOM, em nome de todas as pastorais agradece de coração tudo o que o Sr. fez por nós, pela comunidade e pela Igreja de Cristo, “Servo Bom e Fiel”.

 

Maria Denise C. de Souza Belchior

PASCOM E Ministério da Acolhida

  

CEBs

 

Querido Pe Reinaldo,

“O bom coração é sempre forte.Mas esconde suas lagrimas.E se consola sacrificando-se pelo próximo e por Deus”

Gostaríamos muito de não estarmos prestando –lhe esta homenagem, pois nossos corações estão apertados com sua partida, mas como o Senhor mesmo disse que foi ordenado Sacerdote para servir e obedecer sempre a vontade e o chamado de Deus, estamos torcendo e rezando muito para que seja muito feliz e que faça seus novos paroquianos também muitos felizes, assim como fomos nestes anos de convivência com o Senhor, que foi para todos nós o Pai Espiritual que nos encheu de carinho e de amor e que soube também nos corrigir e nos orientar nos momentos de nossas quedas de nossos erros.

Pe Reinaldo, nós da Cebs somos imensamente gratos pelo Senhor ter nos orientado, incentivado e apoiado todos estes anos.Obrigado pelas oportunidades que nos levou a um conhecimento maior da Palavra de Deus. Aprendemos a dar mais valor as coisas simples, ser mais cristãos, mais católico. Que o Senhor continue sendo este Pastor que sabe conduzir seu rebanho. Que Deus e a Nossa Senhora do Carmo te abençoe  e proteja sempre e seu novo rebanho saiba ouvir a tua vós.

Nós te amamos muito. Não se esqueça da gente! Receba um abraço fraternal de todos dos grupos de Círculos Bíblicos.

 

Pastoral da Criança

 

Caríssimo Padre Reinaldo. Nossa Paróquia "Nossa Senhora do Carmo" de Campo Belo (MG) teve o grande privilégio de viver as primícias de sua vocação sacerdotal.Ainda sob os impacto da responsabilidade que repousava sob seus ombros, com as mãos marcadas visivelmente com o óleo da alegria, que é o Espírito Santo, nossa Comunidade de fé recebeu a graça que emana do coração de Deus quando envia os escolhidos de Seu coração.Deus é o autor da graça, é O que vem ao nosso encontro, olha-nos e nos conduz até junto de Si. O instrumento extraordinário usado por Deus para revelar a grandeza do Amor foi a sua fé, Padre Reinaldo, sua juventude misturada aos anseios dos jovens de nossaComunidade, sua preocupação com os idosos, o zelo com o sagrado e especialmente sua dedicação à Pastoral da Criança.

Entretanto que aprendemos com sua sabedoria, ficará para sempre o seu apelo para quecomo membros da "Pastoral da Criança"usemos sempre de misericórdia. Que na lâmpada da nossa vida, não deverá jamais faltar o óleo da misericórdia. É este mesmo óleo da misericórdia que ficará impregnado em nossa Comunidade deixado pela sua passagem entre nós, pelo seu espírito amigo, seu dinamismo.

Obrigado, Padre Reinaldo. Os amigos não se despedem, aproximam-se. Como sabemos que podemos contar sempre com o senhor, igualmente poderá sempre contar conosco. Deus o cubra com o olhar de Pai e o coração do Bom Pastor.

 

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

 

Caríssimo Padre Reinaldo,

Muitas vezes somos surpreendidos  por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo. Porém, quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceita-la, pois faz parte dos desígnios de Deus.

Durante nove anos tivemos  a graça da sua presença em nosso meio Padre Reinaldo. E lhe somos profundamente agradecidos por isso.  O senhor nos liderou e participou conosco em varias realizações da nossa paróquia, tais como: a criação e revitalização de vários movimentos e pastorais, a realização do encontro de casais com Cristo, a Missa das crianças, a reforma e ampliação da Igreja Matriz, a criação do Jornal Paroquial, a criação do site da paróquia e tantas outras realizações, que foram grandes conquistas e motivo de alegria e jubilo para todos nós.

Com seu ardoroso  espírito, realizamos inúmeras reuniões sociais, como as festa comemorativas dos  padroeiros das comunidades da nossa paróquia , que além de serem momentos de congraçamento, estreitaram e reforçaram os laços entre as varias comunidades e todos os componentes da paróquia. Além disso, estes momentos inesquecíveis nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca  dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs.

Todas essas realizações, Padre Reinaldo, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na história desta Paróquia. Porém estas não foram suas maiores conquistas.

Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração» (Jer 3, 15). Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem:  «Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se» (Jer 23, 4).

A Igreja, Povo de Deus, experimenta continuamente a realização deste anúncio profético e, na alegria, continua a dar graças ao Senhor. Ela sabe que o próprio Jesus Cristo é o cumprimento vivo, supremo e definitivo da promessa de Deus: «Eu sou o Bom Pastor» (Jo 10, 11). Ele, «o grande Pastor das ovelhas» (Heb 13, 20), confiou aos apóstolos e aos seus sucessores o ministério de apascentar o rebanho de Deus (cf. Jo 21, 15-17; 1 Ped 5, 2).

Sem sacerdotes, de fato, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história - a obediência à ordem de Jesus: «Ide, pois, ensinai todas as nações» (Mt 28, 19) e «Fazei isto em minha memória» (Lc 22, 19; cf. 1 Cor 11, 24), ou seja, a ordem de anunciar o Evangelho e de renovar todos os dias o sacrifício do seu Corpo entregue e do seu Sangue derramado pela vida do mundo. E o senhor Padre Reinaldo, foi durante estes nove anos como nosso pároco, a personificação destas  palavras do Evangelho.

De uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico nos dias atuais, e exortou-nos a conhecer, praticar  e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana, e nos encorajou para que fossemos verdadeiros missionários.

Dotado de um grande carisma espiritual, aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia. Ensinou-nos a participar de cada Santa Missa como se fosse a nossa primeira e última. E pelo seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou, varias ovelhas que andavam dispersas e longe da Igreja.     

Saiba  que para muitos desta paróquia que passaram por momentos difíceis, a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz, conforto e  esperança, para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e sem esperança.

Padre Reinaldo, esta foi a sua mais importante realização. Promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer-lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS é a maior missão que um sacerdote pode concretizar. Tenha a certeza da missão cumprida.      

Charles Chaplin disse :

 “Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

Nossa comunidade sente que um de seus membros foi separado fisicamente, mas somos inseparáveis espiritualmente. Mesmo longe, sempre seremos e estaremos unidos. Pois as pessoas que passam por nossas vidas sempre deixam suas marcas. Saiba que a sua nunca se apagará.  

E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco.

Não diremos adeus, mas até breve, Padre Reinaldo.  Deus o abençoe nesta nova missão. E sempre estaremos rezando pelo bom êxito de sua santa missão!

Que a Virgem Maria, a Senhora do Carmo, lhe proteja sempre com suas preces, com o seu materno manto e com o seu divino coração!

 

Pastoral Catequética

 

Uma Década.

Quantas coisas acontecem em uma década?

São inúmeras, são marcantes, são alegres, tristes, de derrotas de vitórias;

É um prazo do tempo que passa muito rápido e ao mesmo momento é tão duradouro;

Neste período, nascemos, desenvolvemos, conhecemos e aprendemos; 

Aprendemos cinqüenta por cento do que vamos saber em toda a nossa vida;

Foi neste período, que aprendemos a amar e respeitar uma pessoa fantástica;

Que se tornou um grande exemplo para todos nós;

Que apesar das inúmeras dificuldades e contratempos, jamais se desviou de seus objetivos;

Que sempre trabalhou  pela comunidade, pelo bem comum;

Que não mediu esforços, para desenvolver e fazer bem, o seu trabalho;

Trabalho, que considero o mais nobre de todos;

De evangelizar, de acolher, de aconselhar, de perdoar, de amar, de ser pai;

Hoje uma década depois de sua chegada aqui;

Nos sentimos tristes, pela despedida, más estamos felizes;

Por saber que outros irmãos poderão ter a experiência que nós tivemos;

Poderão saborear de sua sabedoria, doação e disponibilidade, afabilidade;

Há dez anos, uma década, nascia a Paróquia Nossa Sra. do Carmo em Campo Belo;

Há dez anos temos como nosso diretor espiritual, padre, amigo, referência, nosso orgulho;

O Reverendíssimo Pe. Reinaldo Trindade da Silva;

Este é o homem que Deus escolheu para, nos ensinar, conduzir, educar na fé;

Este é o homem que nós temos uma grande e eterna dívida de gratidão;

Este é o homem que entra para a história da Par. Nª Srª do Carmo, de nossas comunidades;

Pe. Reinaldo, agora que outra comunidade precisa e anseia pelo seu trabalho;

Desejamos que a exemplo do grande apóstolo Paulo, transforme-a, para que também,

possam eles se orgulhar de terem sido conduzidos por um grande homem de fé;

Que Deus lhe pague em graças, saúde, e alegrias, por estes dez anos dedicados a nós;

Fica a saudade, más o senhor sempre estará em nossos corações;

Conte conosco, estaremos sempre prontos a lhe atender, nossos corações e nossas casas,

sempre estarão abertas para o senhor;

Que o amor e a paz do Cristo ressuscitado esteja sempre contigo. 

 

Apostolado da Oração

 

Pe Reinaldo, sua presença entre nós foi certamente um presente de Deus. Contudo, não haverá uma despedida, pois estaremos sempre juntos ligados pelo rosário, pela fé e pelas nossas orações. Jamais vamos esquecer nosso Pastor, pai da bondade que sempre nos guiou para o caminho da luz...ensinou-nos a noção do sagrado, motivo pelo qual hoje entendemos vosso chamado. Vamos sempre agradecer e rezar para que o sr  continue sua missão divina.

Muito obrigado por tudo o que fez pela nossa comunidade e que Deus , na sua infinita bondade, em todos os momentos sempre o abençoe nesta nova missão.

 

Pastoral da Esperança

 

O livro do Eclesiastes, no capitulo 3, nos diz que para tudo existe um tempo debaixo dos céus; tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para rir e tempo para chorar...

Existe também o tempo de chegar e o tempo de partir...

Padre Reinaldo, aceito nossos sinceros agradecimentos pelo apoio e incentivo com suas palavras sábias durante todos esses anos de existência da Pastoral da Esperança. Foi muito bom trabalhar sob a sua guarda; a pastoral faz votos de que o sr. Tenha muito sucesso e muitas alegrias em seu “novo pastoreio”. Muito obrigada por tudo.

 

Pastoral do Dízimo

 

Pe. Reinaldo, foi muito bom trabalhar com o sr. neste período; graças ao seu apoio conseguimos chegar onde chegamos.

Foi um período de grande desenvolvimento espiritual em nossa paróquia, de modo especial na Pastoral do Dízimo que envolveu toda a comunidade, a qual sentiu e descobriu a importância de ser dizimista.

 

Pastoral da Saúde

 

Uma eterna saudade ficará em nossos corações. Foram anos de convívio com muitos projetos, sonhos e realizações. Aprendemos e crescemos juntos. Suas palavras sempre foram uma bussola a orientar nossos caminhos; suas atitudes, um exemplo de coragem e determinação.

Agradecemos a Deus a graça de não ter termos tido apenas um sacerdote em nossa paróquia, mas um anjo em nossas vidas.

 

Movimento Shoenstat (Mãe Rainha)

 

Padre Reinaldo, o sr. a exemplo de Jesus, soube com humildade e sabedoria semear paz e união entre nós.

Agradecemos por todo apoio e consideração a nos dedicados. Deus o abençoe e conduza.

 

Pastoral Litúrgica

 

“AMIGO,

...é aquela pessoa que o  tempo não apaga, que a distancia não esquece, que a maldade não destrói.

É um sentimento que vem de longe, que ganha um lugar tão especial no coração da gente, e não o substituímos por nada.

Ser amigo não é coisa de um dia, são atos e palavras que se solidificam no tempo e não se apagam jamais.

Durante toda nossa vida muitas pessoas passaram por nós, dia após dia. Mas somente algumas dessas pessoas ficam para sempre em nossa memória.

Enfim... ser amigo é: ouvir, confiar, amar. E “amigos de verdade ficam para sempre em nossos corações assim como as pegadas na alma que são indestrutíveis.”

Desejamos sucesso nesta nova caminhada e lembre-se sempre que... “amigos são a família que nos permitiram escolher”..., por isso, o sr. é responsável por aquilo que cativou. Onde estiver saiba que estará sempre em nossos corações. Muito obrigada pela dedicação e amor para com a nossa Paróquia.

 

Pastoral Familiar

Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar

 

 

SHALOM PADRE REINALDO, SHALOM

Este artigo que hoje redijo, talvez seja o mais difícil de escrevê-lo. Já de início estou tendo dificuldades para encontrar palavras e colocá-las no lugar certo. É um momento que não queria ver chegar, e penso eu, que também toda nossa comunidade compartilha comigo esta realidade, a transferência do nosso Pároco para outra comunidade.

            Como é difícil agradecer e homenagear, ver alguém ir, sabíamos que este dia iria chegar, pois diversas vezes em suas homilias dizia: “ a Igreja não é minha, é da comunidade, um dia parto e vocês ficam, portanto cuidem bem dela”, e, infelizmente este dia chegou.

            Nestes 10 anos de convívio, aprendemos a amar e admirar como um grande amigo e conselheiro.

            São muitas as obras nestes anos, dentre as quais enumero algumas, a começar pela Matriz, que não considero reforma e sim construção, pois começou do sub-solo, que não existia, até a torre, pouca coisa irá ficar para o próximo substituto fazer, o dízimo foi totalmente reformulado e organizado com cadastro de todas as famílias da comunidade incluindo à época, hoje a Paróquia São Sebastião, não foi fácil mas conseguiu. Na zona rural, construiu e  reformou diversas Igrejas, dando assim condições para que nossos irmãos do campo tivessem um Templo à altura para todas as celebrações. Na Igreja São Judas Tadeu, que estava caindo aos pedaços e sendo alvo de vândalos e orgias de macumbas e feitiçarias, a reformou com tanto zelo e cuidado, transformando-a também em lugar para retiros, servindo  todas as paróquia da nossa cidade. Reformou a Igreja São João Batista, na comunidade dos Basilios, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Toscano de Brito, construiu a Igreja Santo Antonio, na comunidade da Forquilha, construiu a Igreja São Pedro, beneficiando assim às comunidades Bom Jardim e Bastinha.

            Criou o CPA e CPP e todas as pastorais que uma paróquia exige, e todas funcionam e bem, implantou o ECC, o EAC e EJC,(todos em plena atividades), apoiou os movimentos já existentes, oriundos da paróquia Senhor Bom Jesus, tais como Cursilho, Apostolado da Oração, Mãe Rainha e Círculo Bíblico, implantou a festa da Padroeira, que é realizada todos os anos com novena e missas na parte espiritual, e na parte social barracas com guloseimas e pratos típicos e o leilão com diversas prendas no domingo de encerramento. Fez a oração de Nossa Senhora do Carmo, que recitamos durante reuniões e ou retiros. Nos Meios de Comunicação Social, fundou o jornal da paróquia, “Anunciação”, e missas transmitidas pela Rádio Clube em domingos alternados, e de segunda à sexta feira ao vivo às 10,00 da manhã, um programa com informações variadas do que ocorre na paróquia, criou o site paroquial, para que todos internautas, principalmente aqueles que moram em outras cidades e até mesmo no exterior possam ficar informados dos acontecimentos da paróquia e da comunidade. Enfrentou diversos problemas, mas com segurança os solucionou, houve críticas, porém aceitou-as como construtivas e assim foi vencendo com galhardia todos os empecilhos. Posso afirmar, para uma paróquia de 10 anos de atividades, pouca coisa resta a fazer, pois nossa paróquia é um exemplo para a Diocese.

            Sua transferência para outra paróquia, que já sabemos ser a Paróquia Nossa Senhora de Candeias, vai deixar uma lacuna muito grande em nossos corações, que o conhecemos e caminhamos juntos por uma década, mas há por outro lado um grande consolo, pois Candeias é logo ali, e o povo daquela cidade é muito hospitaleiro e acolhedor, temos a certeza que tendo como companheiro o Padre Paulinho, o senhor fará e muito para o crescimento daquela paróquia.

            A saudade às vezes nos faz chorar, mas não podemos ser egoístas, compreendemos que a comunidade de Candeias deve ter o mesmo privilégio que tivemos durante este tempo em que esteve à frente da nossa paróquia.

            Finalizando agradecemos por tudo que fez por nós, obrigado por nos ter pastoreado durante todo o tempo que esteve conosco, obrigado pelo seu belo e íntegro Testemunho de Vida, tanto na vida religiosa (sacerdote) quanto na pessoa homem, obrigado por nos ter feito conhecer Jesus quer por suas homílias ou por recebê-Lo de suas mãos e, obrigado Deus por nos ter dado o padre Reinaldo como nosso pastor.

Paz Padre Reinaldo, Paz!

  

EJC

 

Nós do grupo EJC, queremos deixar o nosso agradecimento ao estimado Padre Reinaldo por tudo que ele fez e tem feito por nossa paróquia durante este tempo. Sendo uma pessoa corajosa, responsável e determinada, como Pároco, fez com que a nossa comunidade crescesse em fé e em sabedoria. Além de seus ensinamentos e como porta voz da palavra de Deus, ele proporcionou ao nosso grupo servir melhor à comunidade paroquial, dando a oportunidade de executar tarefas que anteriormente não eram atribuídas aos jovens e assim ter a oportunidade de estar mais perto das pessoas e de Deus.

Agradecemos a Deus por nos conceder a chance de colaborar com algumas de suas realizações e pedimos a Ele que o recompense, abençoando sua vida pessoal e a sua nova caminhada. Um grande abraço.

 

ECC

 

Deus nos deu Você

Para manter-nos fortes e ajudar-nos a seguir em frente.

Deus nos deu Você

Para aceitar-nos como somos, para entender nossas dificuldades

Para que nós tivessemos um Amigo de verdade.

Deus nos deu Você

Para trazer-nos lições, ajudar-nos a crescer e fortalecer nosso espírito.

Deus nos deu Você

Para dar-nos esperanças, clarear nossos pensamentos e encorajar os nossos sonhos.

Deus nos deu Você

Para inspirar-nos a ser o melhor que nós possamos, para mostrar-nos a importância da verdade e da alegria de oferecer nosso coração ao conforto de um outro coração.

Deus nos deu Você

Para ensinar-nos a deixar as tristezas de lado, para nos declarar vulneráveis quando assim estamos e para mostrar nosso verdadeiro ser e nossas ocultas esperanças.

Deus trouxe você para NOS ABENÇOAR COM A SUA AMIZADE. Muito obrigado por tudo e seja muito feliz!

 

Vocacional

 

Todos os dias agradeçemos a DEUS por terr colocado na nossa vida este GRANDE SACERDOTE.

Além de sacerdote é um ser humano maravilhoso,com o coração do tamanho do Mundo. Pe. Reinaldo, DEUS o abençoe e obrigada pelo apoio incondicional. Tenha a certeza de que as ovelhas fieis seguem sempre o seu pastor.

  

Sobriedade

        

Obrigado padre Reinaldo por ter,todos os dias, evangelizado e levado a palavra de Deus aos  nossos lares.

Obrigado por todos os seus feitos em nossa querida  Paróquia Nossa Senhora dc Carmo.Que Deus o abençoe.

 

Pessoa Idosa

           

Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, há quase 10 anos, padre Reinaldo se despede da Paróquia e da cidade nos próximos dias. Foi notório o seu trabalho junto a comunidade. Sua missão para onde for continuará a mesma...

Vai reunir pessoas, diagnosticar problemas, aplicar conselhos, construir novas igrejas, recuperar outras, implementar e acompanhar programas que já estão a caminho, supervisionar a aplicação de donativos, sugerir e administrar os recursos que dispõe, planejar e elaborar novos programas estabelecendo novas metas, discutir mecanismos relacionados a defesa da vida, colocar em prática políticas contra a violência e criminalidade. Enfim, realizar todas as ações e preocupações próprias de um sacerdote. Seu entusiasmo, sua comunicação, sua fé inquebrantável, seu jeito simples e sua empolgação muito farão falta à  nossa Comunidade.

Mudam os tempos, mudam as pessoas, mudam os costumes e os conceitos mas a fé continua a mesma. Paz na terra aos homens de boa vontade. Paz, onde quer que o senhor vá. Que seu brilho de voz possa ecoar por todas as plagas por onde passar. 

 

CPA

 

Padre Reinaldo, quem encontrou um amigo encontrou um tesouro. Nossa comunidade recebeu durante esses  quase 10 anos um valioso tesouro: o senhor e a sua amizade. Podemos afirmar com toda certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco. Não diremos adeus, mas ate breve. Que Deus o abençoe nesta nova missão que é a de dar e receber amor num mundo tão precisado. Sempre estaremos rezando e torcendo pelo sucesso no seu ministério.

 

CPP

 

Ser sacerdote é deixar-se seduzir todos os dias e momentos da vida pelo amor infinito de Cristo.

É fazer também com que esse amor seduza o coração dos filhos de Deus e nossos irmãos.

É transformar em flores os espinhos encontrados na caminhada; as pedras em degraus para subir até Deus; as dores e o cansaço em alegria, fé e otimismo.Ser sacerdote é deixar transparecer no rosto o brilho de Jesus, para que todos possam dizer: “Olhando para você, vi refletido Jesus.”Enfim, ser sacerdote  é ser doação, entrega, amor total e dedicação. O Sr. foi tudo isso.

Obrigado por tudo e que Deus o abençoe.

  

Oficinas de Oração e Vida

 

Padre Reinaldo, criatura singular o homem, que traz refletido no mais profundo de suas águas a imagem de Deus! E por esta marca eterna, somos, inevitavelmente, buscadores instintivos do Eterno, caminhantes que, em um movimento de retorno, navegamos rio acima em busca da Fonte Primordial. Em suma, peregrinos do Absoluto! Nós das Oficinas de Oração e Vida, sabemos o quanto o senhor prima pela vida de oração e por isso nos apoiou e ajudou durante todo seu pastoreio frente a esta paróquia.Nosso muito obrigado e que Deus lhe pague. E desde já nos colocamos a sua disposição.

 

E.A.C

 

Todo cristão é chamado para servir. No entanto, para que o povo de Deus possa cumprir sua missão, Ele suscita em seu meio algumas vocações específicas, a do sacerdócio é uma delas. Deus o chamou, Pe Reinaldo,do meio do povo, para o povo.

O senhor foi discípulo de seu Senhor, Chefe do seu rebanho; um mendigo de mãos largamente abertas, um portador de inumeráveis dons, um homem no campo de batalha, uma mãe para confortar os doentes, com a sabedoria da idade e a confiança de um menino; voltado para o alto, com os pés na terra você sempre foi e será um padre feito de alegria e alguém que se manteve sempre fiel.Obrigada por tudo e pelo apoio aos nossos adolescentes.

  

Batismo

 

Nós, da Pastoral do Batismo queremos expressar neste momento todo nosso agradecimento ao Sr, padre Reinaldo e sinceros votos de felicidades. Vamos colocar nossas orações para que Deus possa estar sempre ao seu lado abençoando-o e enchendo-o cada vez mais de dons para que possa levar sua nova comunidade ao encontro do Pai, e pedimos também que Nossa Senhora do Carmo e das Candeias caminhe sempre junto com o senhor!

 

ACÓLITOS

Ser Padre é...

Atingir a alegria da vida religiosa

Viver com entusiasmo os ensinamentos de Cristo.

Propagar o amor fraterno.

Promover a partilha na comunidade.

Ser mensageiro da Boa Nova.

Fazer opção pelos mais desfavorecidos.

Alimentar a fé na presença viva de Jesus na Eucaristia.

Como Moisés, abrir caminhos de esperança.

Dar glória a Deus, nosso criador.

Buscar a santificação segundo o exemplo de Cristo.

Agir contando com a força do Espírito Santo.

Carregar com amor a Cruz de cada dia.

Sofrer pela salvação da humanidade.

Ser padre é... como diz a canção:

Amar como Jesus amou,

Viver como Jesus viveu,

Sentir o que Jesus sentia.Obrigada por ter sido este padre. Que Deus o abençoe nesta nova missão.

 

Pe. Reinaldo foi um prazer trabalhar com o senhor na Pastoral da comunicação, já o admirava antes de conhecê-lo pessoalmente, pois só ouvia bons comentários a seu respeito.

Que Deus continue te usando como bom pastor, um padre preocupado com os paroquianos, com o social e com a evangelização. Muito obrigado por tudo e felicidades na nova paróquia. Abraços.

 Alysson e Família

 

> Edição Dezembro de 2010

 

 

 

 

 

 

<< Voltar

 

 

free counters