No evangelho de Mateus, Jesus assume o projeto de Deus

Meu querido leitor a nossa ultima reflexão foi com o tema "fazei que todas as nações se tornem meus discípulos" dando continuidade ao seguimento de Jesus nos evangelhos vamos aprofundando o evangelho de Mateus.

Em Jesus continua e chega ao apice toda a historia de Israel. A genealogia de Jesus se divide em três partes de quatorze gerações. No capítulo 13 temos sete parábolas sobre o Reino dos Céus. Na oração do Pai-nosso estão presentes sete invocações. Na multiplicação dos pães Jesus usa sete peixes, sobram sete cestos. Sobre o perdão: setenta vezes sete.

Os Grandes discursos de Mateus nos apresentado em cinco grandes discursos assim apresentado nos versículos em Mt 1-2 - evangelho da infância; Mt 3-7 - o programa do Reino; Mt 8-10 - o anúncio do Reino; Mt 11-13,52 - o mistério do Reino; Mt 13,53-18 - a organização do Reino.

O esquema a estrutura do Evangelho de Mateus foi muito bem elaborado. Com um pouco de atenção, dá para perceber que "há nele cinco livrinhos que se sucedem, compostos cada um de um discurso introduzido por fatos escolhidos para prepará-los; o que, junto com os relatos da infância e da paixão, ressurreição, constituem um conjunto harmonioso de sete partes. Cada livro tem sua parte narrativa e um discurso que reúne palavras atribuídas ao próprio Jesus.

Percebemos como se dá a 1ª parte: relatos da infância - Mt 1-2. A 2ª parte do primeiro livro vemos a Justiça do Reino de Deus - Mt 3-. Narra o início da missão de Jesus na Galiléia, a chegada do Reino. Consta do Sermão da Montanha e das condições para participar do Reino de Deus. Já a 3ª parte o segundo livro fala de uma justiça que liberta os pobres - Mt 8-10 onde narra sobre chamado de Jesus, os primeiros vocacionados do Reino e o discurso missionário de Jesus. A 4ª parte temos o terceiro livro fala de uma justiça que provoca conflitos Mt 11,1-13,52 Este terceiro livro nos apresenta os segredos e os conflitos do Reino, a aceitação e a rejeição. Narra às maravilhosas parábolas de Jesus. A 5ª parte é o quarto livro o novo povo de Deus Mt 13,53-18,35. Este livro trata da organização do Reino: o novo Povo de Deus. Fala da preparação dos discípulos e trás o discurso sobre a Igreja como comunidades dos seguidores que vivem a proposta do Reino, A 6ª parte mostra o quinto livro com a vinda definitiva do Reino Mt 19-25 narrando a consumação do Reino, Jesus em Jerusalém e o confronto com os judeus. Com sétima 7ª parte apresenta os relatos da paixão-ressurreição - 26-28.

Para as discípulas e discípulos a experiência da ressurreição foi como um rio, como um tremor de terra que nos mostra claro em Mt 28,2-3. Como uma semente de vida e de liberdade ante o poder da morte. O projeto de vida vivido por Jesus não é um caminho para a morte, mas um caminho por Deus que através da morte gera vida Ele triunfa e vive. A luz da ressurreição e a fé no ressuscitado foi um estimulo para descobrir o dinamismo das promessas de Deus e da esperança de um povo.

Vamos, pois conhecer e aprofundar este evangelho. Deus quer que sejamos como Ele na generosidade e na entrega. Podemos notar que Deus tem uma predileção pelos mais necessitados: serão benditos e entrarão no gozo definitivo aqueles que se usaram de misericórdia para com os mais necessitados (Mt 25,34).

No nosso batismo, fomos submergidos e batizados, solenemente introduzidos na intimidade de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo e consagrados solenemente na comunidade trinitária em Mt 28,19. Participamos da sua vida e somos capacitados a ser seus filhos e filhas.

Concluindo podemos perceber que para o reino se concretizar é necessário viver a justiças praticadas pela comunidade dos seguidores de Jesus. A comunidade deve superar seus conflitos esta escolha é o reino de Deus e de todas as suas conseqüências. A prática de Jesus é que todos tenham vida, e vida em abundancia. A quem quer segui-lo deve assumir o combate pela vida.

Meu querido leitor convido você que vá refletindo e conhecendo um pouco mais este evangelho tão bonito e tão profundo. Leia a Bíblia e se deixe iluminar pela palavra de Deus.

Ir Francisca Romana da Costa
Missionária Serva do Espírito Santo