Ser Santo, sem deixar de ser jovem

Hoje tenho visto todo empenho da Igreja e de seus movimentos e pastorais na busca da evangelização de nossos jovens. Realmente não é fácil, porque o mundo oferece coisas de mais, e o caminho de Deus nem sempre é o mais fácil de ser trilhado. Mas vejo que os frutos já estão surgindo, pois já se percebe a juventude participando mais das missas e interessada em participar de encontros religiosos.

Neste ano, o Santo Padre fez um convite a todos os jovens a participarem da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Agosto, na cidade de Madri na Espanha. Esse encontro, certamente será transmitido por nossas emissoras católicas, e será uma benção assistir a mensagem do Papa aos nossos jovens.

A Igreja atualmente tem buscado ao máximo estar mais perto dos jovens, o Papa tem Twitter, Facebook e outras ferramentas muito utilizadas na comunicação com a Juventude. Também será lançado um catecismo da Igreja católica voltado para o público jovem, num linguajar que a juventude tenha mais facilidade de entender a doutrina da nossa Igreja.

É preciso levar todas essas informações aos nossos jovens, como também é preciso que o jovem passe a se interessar por todo esse conteúdo evangelizador que nossa Igreja tem oferecido.

Hoje na internet, temos sites católicos maravilhosos onde o Jovem vai poder se abastecer e se formar através da palavra de Deus, claro buscando sempre verificar a confiabilidade do conteúdo.

Contudo, precisamos aguçar toda essa busca da juventude por informações e fazê-lo descobrir que ele pode louvar a Deus através da música, de momentos de oração com sua turma, da convivência sadia, da castidade, da busca diária pela Eucaristia, etc.

Jovem você tem que ser ousado, e assumir que você é de Deus, e que não vai mais se deixar influenciar pelas coisas do mundo. Pare de seguir os maus exemplos e ser “um maria vai com as outras”.

Assuma de vez sua condição de Cristão, e passe a evangelizar e levar seus amigos para a salvação, mostre a eles como é bom ser de Deus e como vocês podem viver a santidade sem deixar de ser jovens.

Para isso é preciso que vocês saibam que o jovem pode tudo, mas nem tudo convém a nós. Precisamos reconhecer nossos limites e saber discernir o que é bom e o que é ruim, e para isso ninguém melhor que o Espírito Santo para nos guiar.

“Eu vos escrevi, jovens: sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.” 1 Jo 2, 14.

Alysson de Souza Oliveira

Membro PASCOM