O Novo Testamento nasce da releitura do Antigo Testamento

 

A Bíblia é a Palavra de Deus, como já vimos muitas vezes, o Autor da Bíblia é o Espírito Santo e dependemos Dele para aprendermos. É Ele que esclarece e ilumina nossas mentes. Por isso devemos saber manejar bem a Palavra da Verdade. Todos nós conhecemos mais ou menos a Bíblia, pois ainda não a conhecemos suficientemente. Assim diz o profeta Isaias com muita sabedoria: "Sou teu Deus, aquele que te ensina para o teu bem, e te conduz pelo caminho que deves trilhar" (Is 48,17)

E São Paulo completa esse pensamento com as palavras que dirige a Timóteo: "Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para corrigir, para educar na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra" (2Tm 3, 16-17). Todos nós sentimos a necessidades da Palavra de Deus para iluminar a nossa caminhada a nossa vida por isso é importante conhecê-la mais profundamente.

A Bíblia é dividida em duas partes, o Antigo Testamento, que contém os livros que narram à história do Povo de Deus foram escritos antes de Cristo (a.C), correspondem a Primeira Aliança. Novo Testamento os livros, foram escritos em diversos lugares e por autores diferentes que classificaram seus Escritos como inspirados, ao lado dos Escritos do Antigo Testamento. Ao contrário do Antigo Testamento, o Novo foi produzido em um curto espaço de tempo, durante menos de um século.

O Antigo Testamento contém 46 Livros e o Novo Testamento contém 27 Livros. O Antigo Testamento foi escrito na Palestina a terra de Jesus, na Babilônia onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado e no Egito para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia. Já os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina, terra de Jesus, na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália, lugares estes onde haviam sido fundadas as comunidades cristãs.

O Novo Testamento ou Nova Aliança é a parte da Bíblia onde encontramos o anúncio da pessoa de Jesus Cristo. Sua mensagem central é o próprio Filho de Deus, que veio ao mundo para estabelecer a aliança definitiva entre Deus e os homens. Sendo Deus e Homem, o próprio Jesus é a expressão total dessa aliança: ele mostra que Deus é Pai para os homens, e como o homem deve viver para tornar filhos de Deus. O núcleo central da Bíblia é Jesus Cristo. Tudo fala ou está relacionado de uma forma ou de outra com sua pessoa. O Antigo Testamento prepara sua vinda e o Novo Testamento é a sua chegada sua manifestação no meio de nós. Através de sua palavra e ação, Jesus inaugurou a nova aliança, em outras palavras, o Reino de Deus. Esse Reino não é mais aliança com um povo só.

É aberto a todos os homens, todos os povos de todos os tempos e lugares.
Jesus não deixou nada escrito. Ele pregou, ensinou e praticou o projeto de Deus. Isso fez com que Ele entrasse em conflito com a estrutura da sociedade, que o perseguiu, prendeu e matou. Mas Jesus ressuscitou, enviou o Espírito aos seus seguidores, chamados apóstolos e discípulos, e eles continuaram sua missão pregando, ensinando e fazendo como Jesus fazia. Foram eles que escreveram o que encontramos no Novo Testamento. Mas eles não pretenderam fazer uma biografia de Jesus, história ou crônica da ação dos seguidores dele. Quiseram, em primeiro lugar, anunciar Jesus para que os homens tivessem fé e se comprometessem com Jesus. Fé e compromisso que significam continuar sua palavra e ação, constituindo o Reino.

O Novo Testamento não tem a pretensão de anular o Antigo Testamento. O projeto de Javé se abre em um novo contexto lhe dão nova e plena luz todas às coisas. Isto é o Novo Testamento. Jesus na fidelidade radical "as coisas que são do Pai", dos pobres, reata a corrente da Aliança e por seu testemunho até o martírio da cruz a torna definitiva e eterna. Jesus e os que se decidem por Ele fazem o Novo e Antigo Testamento.

Podemos concluir que em Jesus o projeto da "salvação libertadora", histórica, eterna que o Pai Javé oferece ao seu povo de todos os tempos, e lugares do nosso planeta perpassa os dois Testamentos, os textos e os contextos podem ser diversos. Mas a palavra de libertação radical e integral dada por Javé, o único Senhor da Historia é a mesma. Portanto meu querido leitor o Antigo Testamento se faz novo Testamento em Jesus de Nazaré. O Novo Testamento nasce da releitura do Antigo Testamento. Convido a você que leia a Bíblia deixe instruir por ela.

 

Irmã Francisca Romana da Costa

Missionária Serva do Espírito Santo

 

 

 

 

 

 

<< Voltar

 

 

free counters