Entrevista com a coordenadora da Pastoral da Saúde

Maria Denise – Lucia, quanto tempo você está à frente da Pastoral da Saúde?

Lucia – no dia 27 de maio fez 4 anos.

MD – Como você se sente coordenando esta Pastoral?

L – me sinto muito reconfortada. Temos agentes que muito ajudam, contamos com o apoio do padre, recebemos doações de varias pessoas da comunidade e de outras comunidades também e de voluntários que atualmente são em numero de 12 que nos ajudam na confecção das fraldas.

MD – qual a função da Pastoral da Saúde?

L – a função é levar carinho para os doentes, oração e principalmente Ação.Por exemplo, os agentes da pastoral,às vezes quando alguns doentes precisam de médicos, remédios e inclusive banho nós providenciamos.

MD – Quantos são os agentes da Pastoral atualmente e quais os dias que vocês se reúnem?

L – Temos 58 agentes e nós nos reunimos toda última sexta feira do mês às 19h30 na Matriz.

MD – Como começou a confecção de fraldas?

L – Adquirimos uma maquina de fazer fraldas através de alguns benfeitores que contribuíram com 50% do valor do bem e os outros 50% foram adquiridos através de três conferencias, a saber, São Jorge, Nossa Sra do Rosário e Nossa Senhora do Carmo; também padrinhos de vários locais de Campo Belo, dando um total de 25 padrinhos.

MD – Quantos pacotes de fraldas vocês fazem por mês e qual o preço que vocês vendem estas fraldas?

L – Fazemos 200 pacotes por mês. Cada pacote possui 8 unidades, totalizando 1600 fraldas mensais.Vendemos o pacote por R$8,00(oito reais). As pessoas interessadas devem procurar o Escritório Paroquial de 2ª.a 6ª. Feira de 13h às 18h.

MD -  A Pastoral da Saúde tem um padroeiro?

L – sim. Nosso padroeiro é São Camilo de Lellis. Comemoramos seu dia 14 de julho.

MD – Quais as outras atividades da Pastoral da Saúde?

L – No mês de dezembro temos a nossa Confraternização, onde é confeccionado um bolo de 20 kilos para comemorarmos o aniversario de todos os agentes da pastoral de uma só vez.Nesta confraternização acontece muitas brincadeiras, dinâmicas e também muita oração. Recebemos a visita do padre Reinaldo que sempre nos apoiou alem de ser nosso grande amigo.

Na semana das “Dores de Nossa Senhora” também temos a visita aos doentes dos bairros que são: jardim das Acácias, Centenário, Vila Amaury, Senhor Bom Jesus, Vila São Jorge Nova e Velha, Pedreira, Cidade Montesa e Feira. Cada bairro tem em média de 12 a 15 doentes que são visitados.

Já na 3ª. Feira da Semana Santa temos a celebração da Santa Missa dos Enfermos, com a unção. Ao final desta missa a pastoral oferece lembrancinhas aos doentes como balas, chocolates, etc para que eles se sintam importantes e felizes.

MD -  Faça suas ultimas colocações

L – Em 1º. Lugar queremos agradecer a Deus e a intercessão de São Camilo que é nosso padroeiro. Era São Camilo que “levantava” todos os doentes e curava todas as feridas. Através dele, nós tentamos imitá-lo levando amor, conforto e alegria a todos os enfermos.

Aos interessados em fazer parte desta pastoral procurar Lúcia na Paróquia Nossa Sra do Carmo/Matriz de 2ª. a 6ª. de 13 às 18 hs, ou no telefone (35) 3832-3457 depois deste horário.