A meta de todo Cristão

 

O ideal ético da sociedade humana culmina em uma meta: a construção do Reino de Deus, isto é, a realização da história humana como história da salvação.

Reino de Deus é história da salvação são categorias teológicas que formulam em chave religiosa o conteúdo da moralização do mundo. Esta consiste em propiciar a humanização cada vez mais crescente da história humana. Paulo VI formulou o critério de humanização ao definir o "verdadeiro desenvolvimento" como sendo "a passagem, para cada um e para todos, de condições de vida menos humanas para condições mais humanas" (PP 20). O Concílio Vaticano II entendeu a missão da Igreja no mundo como serviço de humanização: "Dar sentido mais humano ao homem e à sua história" (GS 40).

O conteúdo ético da humanização e o significado teológico do Reino de Deus (ou história da salvação) recebem formulação exata na expressão: civilização do amor.
Esta fórmula, bela e abrangente, da "civilização do amor" foi utilizada pela primeira vez por Paulo VI no Pentecostes de 1970 e comentada pelo mesmo encerramento do ano santo de 1975 (25 de dezembro). João Paulo II também se serviu dela em inúmeras ocasiões, identificando a civilização do amor com a "civilização da vida" (em face da "civilização da morte") e com a "civilização da paz" (em face da civilização da guerra).

O compromisso ético da caridade cristã se concretiza efetivamente na nítida opção pelas três grandes causas da emancipação solidária: a causa da justiça econômica diante do desequilíbrio explorador dos pobres, a causa da paz diante da grande corrida de armas de guerra e crescimento da violência e a causa da liberdade política diante de regimes opressores.

A civilização do amor é o "fim para o qual devem tender todos os esforços no campo social e cultural, bem como no econômico e político". É o horizonte último da sociedade moralizada. Para a consciência cristã de todos os tempos, a caridade tem constituído a máxima exigência moral (Mc 12,28-31), pois nela se resume toda a lei (Rm 13,10). A civilização do amor é a realização plena da caridade cristã. Eis aí a meta de todo cristão batizado; colocar-se a serviço para construir o Reino de paz e amor.

 

Colaboração
Grupo de Cursilho Jovens
São Luiz Gonzaga

 

 

 

 

 

 

<< Voltar

 

 

free counters